Como Vender Pelo Instagram: dicas fundamentais que realmente funcionam
O Instagram nasceu em 2010 e é um aplicativo interessante de compartilhamento de fotos. À medida que ganha novos recursos (como mensagens, histórias, transmissão ao vivo e postagens patrocinadas), também ganha espaço para a estratégia digital da empresa.
E agora, nove anos depois, a plataforma adquirida por Mark Zuckerberg tem mais de um bilhão de usuários ativos, o que torna o aplicativo compatível com outras redes sociais maduras (como Facebook, Messenger e WhatsApp) ser consistente.
Não é à toa que mais de 25 milhões de anunciantes em todo o mundo usaram a plataforma para realizar negócios. Portanto, neste artigo, discutiremos como vender no Instagram, como aumentar os lucros e ganhar popularidade através da plataforma.
Como posso ter um perfil comercial na plataforma?
Bem, tudo começou com o Instagram for Business. Como o nome sugere, essa ferramenta é dedicada às empresas, permitindo que elas saibam quem são seus seguidores e se beneficiem dos negócios.
Além de divulgar informações como números de telefone, endereços e descrições de negócios, os materiais de negócios também podem acessar dados como impressão, cobertura e participação de publicações.
A análise também mostra quem a conta é rastreada (sexo, idade, local, horário e data de acesso). Não é só isso: você também pode promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.
Para criar um perfil comercial no Instagram
• Abra o menu de configurações no Instagram e selecione "Alternar para o perfil comercial".
• Em seguida, selecione a página do Facebook que você deseja associar ao perfil. Se você ainda não tem uma página comercial, poderá criar uma quando converter seu perfil. Nota: sua conta do Instagram deve estar definida como "pública". Não é possível alterar as informações privadas da conta corporativa.
• Uma das vantagens de ter uma página comercial é que você pode deixar um botão de ação específico para contato. Clique no botão "Editar perfil" e procure por "Opções de contato". Aqui, você pode optar por fornecer suas informações de contato ou um botão de opção. O botão de ação conecta seu perfil ao serviço online que você já está usando, permitindo concluir transações diretamente do seu perfil.
• Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o conteúdo necessário e clique em "Concluir". Neste ponto, as informações da sua empresa estão completas!
5 dicas para usar o Instagram para vender
O Instagram tem 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Entre eles, os brasileiros são a segunda maior audiência, perdendo apenas para os americanos.
Portanto, listamos 5 dicas que podem ajudá-lo a gerar clientes em potencial nas redes sociais.
1- Coloque seu site na biografia do perfil
Descreva brevemente sua empresa, seu objetivo e o que interessa a seus seguidores. É necessário incluir um link para seu site, blog ou página de destino. Afinal, é quando você começa a gerar leads.
2- Utilize CTA nas imagens
Muitas postagens na linha do tempo do usuário, incluindo frases de ação em fotos, podem desempenhar um grande papel na atração de atenção dos usuários.
3- Faça vídeos
Existe um formato adequado para os usuários! Aproveite o privilégio de atrair sua atenção e mostre no vídeo que o link da biografia contém mais informações sobre o produto ou serviço. E, é claro, certifique-se de redirecionar o usuário para a página correta.
4- Instagram Ads
Os anúncios do Instagram Ads são muito eficazes e podem complementar sua estratégia de geração de leads orgânica.
Eles podem ser feitos em três formatos: carrossel fotográfico, redirecionamento de campanhas do Facebook e critérios de patrocínio.
5- Faça parcerias com influenciadores
O Instagram tem centenas de milhares de seguidores, por isso tem uma enorme influência. Algumas personalidades digitais são responsáveis por publicar imagens em seus perfis, mas você pode estabelecer parcerias com blogueiros em sua área e o mesmo público-alvo para iniciar essas trocas.
Um lembrete importante ao escolher influenciadores: O número de seguidores não significa tudo! Idealmente, você deve avaliar a participação e o relacionamento do influenciador com seus seguidores, se ele recebeu as informações que ele entrega, e avaliar suas diretrizes e produtos.
Seguidores na conta da sua empresa
Se você deseja iniciar ou deseja abrir uma conta para sua empresa no Instagram, consulte as dicas a seguir para obter o primeiro lote de seguidores de alta qualidade na web. Longe vão os dias em que o número de seguidores representava a empresa.
À medida que o algoritmo da plataforma muda, a relevância de seu conteúdo é muito importante para a publicação de postagens e relatórios. Se você tem muitas pessoas que não interagem com você e ignoram suas postagens, o Instagram considerará suas postagens sem sentido.
Isso reduzirá sua cobertura natural e jogará sua história para o final da fila do usuário. Portanto, quando o sistema perguntar se você deseja comprar seguidores ou curtidas para sua empresa, fique longe. Eles podem até tornar o número do seu perfil bonito, mas nunca o ajudarão a vender.
Aposte no conteúdo de qualidade e nas dicas que daremos abaixo.
• Hashtags com alto volume de publicações
No Instagram, as hashtags desempenham um papel extremamente importante porque coletam publicações de usuários que não estão conectados em uma única página. Se você usar hashtags relevantes, suas postagens serão tornadas públicas para um público maior do que seus seguidores.
Liste as palavras-chave importantes da sua empresa e defina as tags que você deseja que as pessoas encontrem. Dependendo da divisão da sua empresa, você também pode criar hashtags para postagens.
O Instagram permite até 30 hashtags por publicação, mas muita informação pode arruinar a beleza de suas postagens. Lembre-se: a #tag é apenas para as pessoas encontrarem você. O que realmente os mantém é o seu conteúdo.
• Utilize o Instagram Stories
A ferramenta Stories, lançada pelo Instagram em 2016, atraiu profundamente usuários e empresas. Se for importante tirar ótimas fotos e usar filtros nas fotos que serão publicadas na linha do tempo normal, o Stories é o local para reduzir as imagens de retoque.
É por isso que você pode usá-lo para mostrar um lado mais "real" da sua empresa, por exemplo, nos bastidores.
Com o tempo, o Instagram introduziu outros novos recursos, como focar todas as histórias na página com base no local da postagem ou nas tags usadas. Se você tem uma empresa local, essa é uma possibilidade particularmente útil, pois permite que você anuncie em sua área.
No entanto, o uso de tags pode trazer mais benefícios, porque você pode publicar publicações marcando tópicos de negócios ou outras palavras-chave. Por exemplo, se você realiza um evento, também pode usá-lo para aproveitar a colaboração das pessoas.
• Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede social
Comece a seguir contas de empresas parceiras e pessoas famosas em seu mercado é uma maneira orgânica de atrair usuários da Web. Interaja com eles, aproveite as publicações e comente.
Dessa forma, você também pode atrair seu perfil, trocar idéias e obter inspiração no conteúdo das pessoas que permaneceram na rede social por mais tempo.
Portanto, a ideia é participar da conversa e dizer algo interessante. Não vale a pena deixar um comentário enviando um "acompanhamento" - é assim que o spam funciona!
Algumas empresas seguem os usuários para fazê-lo e, em seguida, deixam de seguir-los. O Instagram tratou essa estratégia como spam e esse comportamento pode prejudicar seus dados pessoais.
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