Estratégias mais eficientes de Marketing Digital: o que é, como fazer

by - julho 30, 2020

Agora, para muitas empresas, investir em estratégias de marketing digital se tornou uma prioridade, principalmente porque a criação de atividades de pesquisa e comunicação com o público-alvo é mais fácil na Internet. 

As empresas que desejam apostar com sucesso em pesquisas de mercado para desenvolver ou otimizar suas soluções e atender melhor às suas necessidades.

Em termos de números, a lógica não é diferente. Portanto, as empresas que desejam obter um bom desempenho pela Internet devem investir. 

Para ajudá-lo a resolver esse problema, neste artigo, mostraremos 5 estratégias de marketing digital para você investir!

As vantagens das estratégias do Marketing Digital

Conhecer o público-alvo e criar uma persona (perfil ideal de cliente) não é o único benefício de manter uma empresa on-line. 

As estratégias de marketing digital são muito diferentes, geralmente trazem bons resultados (especialmente a longo prazo) e trazem muitos benefícios. 

Confira alguns deles abaixo!

- Seu concorrente já pode estar na Internet;
- Segundo o regulador de publicidade IAB Brasil, 74% dos consumidores pesquisam produtos na Internet.
- O marketing digital é a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego do site, além de aumentar automaticamente o conhecimento da marca, atrair mais clientes e gerar mais vendas.
- A Internet permite segmentos de público-alvo muito confiantes, para que você não gaste dinheiro com pessoas que não são seus clientes em potencial.

Afinal, parece fácil começar a investir em marketing digital, basta visitar o site certo e começar a fazê-lo. 

Errado! Existem vários aspectos nesse campo, cada um dos quais requer conhecimento específico.Além disso, você também precisa entender como essas operações são integradas entre si e com os canais de marketing.

Mas por favor relaxe! Para facilitar sua vida, confira as 5 estratégias de marketing digital listadas abaixo.


5 estratégias de marketing digital em que sua empresa deve investir hoje

1- Redes sociais

As redes sociais são o melhor canal de relacionamento que existe em qualquer empresa. Eu pensei erroneamente que eles eram canais de comunicação como todo mundo, focando na conversão de vendas. 

Considere sua atitude como usuário: você já visitou uma rede social considerando comprar produtos? Primeiro, crie uma página para sua empresa e mostre às pessoas onde você pode atendê-las. 

Além disso, invista na geração de conteúdo para participar de conversas e construir relacionamentos com seus seguidores. Os resultados serão, sem dúvida, positivos.

2- Mídia paga

Assim como a publicidade offline tradicional, você também pode pagar pela exibição dos anúncios no site na Internet. Os métodos mais comuns são por meio de banners em portais de conteúdo, links patrocinados no Google AdWords e publicidade em mídias sociais, especialmente por meio dos anúncios do Facebook.

A mídia paga é uma ótima estratégia de marketing digital para empresas que desejam resultados mais rápidos e medições mais fáceis de seu uso comercial. 

Essa é outra maneira de inserir um site no Google, que é mais rápido, mas relativamente caro.

3-SEO

Para que seu site esteja bem posicionado no Google, um método é SEO, que significa Search Engine Optimization. 

Para as empresas que investem em estratégias de marketing digital, é fundamental ter uma boa classificação na página de pesquisa, pois é o principal portal para os clientes (principalmente aqueles que procuram produtos ou serviços na Internet).

O SEO é baseado em três pilares:

• Conteúdo: Análise e uso de palavras-chave pesquisadas em grandes quantidades no texto e nas imagens do site ou blog da organização; 

• Tecnologia: a qualidade da parte técnica do site e sua velocidade de carregamento afetam a experiência do usuário; 

• Relevância: a autoridade do seu site na Internet, geralmente obtida por meio de links externos e menções de outras pessoas à empresa.

Uma desvantagem do SEO é que pode levar algum tempo para gerar resultados, pois depende muito dos algoritmos dos mecanismos de pesquisa e da concorrência de nichos, especialmente para sites mais recentes.


4- Consultoria de Marketing Digital

Algumas empresas ainda são muito pequenas devido a restrições financeiras ou simplesmente porque não desejam terceirizar suas atividades, portanto, não podem contratar toda a equipe de marketing. Nesse caso, investir em consultores de marketing digital é a melhor estratégia. 

Dessa forma, o consultor analisará a situação atual da empresa, comparará com seus concorrentes, estudará o público-alvo, indicará estratégias digitais e ajudará os gerentes a entender como tudo isso funciona em conjunto. 

Geralmente, o resultado será um relatório e um plano de ação, seguidos de acompanhamento regular com profissionais de serviço.

Essa é uma boa estratégia para startups ou empresas que não sabem por onde começar, apesar da importância de investir. 

Os gerentes e suas equipes podem aprender os conhecimentos de profissionais de SEO, produção de conteúdo e links patrocinados ao mesmo tempo, para obter resultados mais rapidamente e evitar erros.

5- Marketing de conteúdo

Um dos mais fáceis de começar é o marketing de conteúdo, que é uma maneira de criar e compartilhar conteúdo altamente relevante para o público-alvo da empresa. 

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação de confiança entre a empresa e os usuários, e sua marca já ganhou credibilidade antes de entrar no mercado, tornando-se uma referência para o assunto. 

Com o conteúdo, você pode criar uma base de email e manter contato com essas pessoas por meio dela. Quando eles querem comprar, há uma chance maior de comprar na sua empresa!

As estratégias de marketing de conteúdo podem assumir vários formatos - afinal, essa não é uma boa ideia e nem todo mundo consome o mesmo tipo de material. 

Você pode criar um blog para publicar artigos, publicar dicas nas redes sociais, publicar e-books ou vídeos para ensinar como fazer coisas relacionadas aos produtos ou serviços que você fornece. 

O mais importante é ser capaz de transmitir valor ao público e, se possível, gerar oportunidades potenciais para comunicação futura.

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